Impressão UV
Modelo de Impressão UV

Impressão UV

Em qualquer projeto de impressão é importante ter qualidade e agilidade. E no cenário atual, o modelo de impressão que pode possibilitar essa entrega é a Impressão UV. Ela permite que sejam produzidos uma enorme variedades de produtos, já que possui capacidade de impressão para qualquer tipo de superfície e uma gama de cores diferenciada.

Quer saber mais sobre a Impressão UV e os motivos que tornam ela o modelo certo de impressão para o seu projeto? Então confira agora.

Como funciona a Impressão UV?

Impressão UV em material flexível
Diversos produtos diferentes podem ser personalizados com a Impressão UV

A sigla UV, que significa Ultra Violeta, já mostra como esse modelo de impressão é diferenciado dos demais. Na Impressão UV, a secagem da tinta é feita pela luz ultravioleta. Ela pode ser impressa tanto em serigrafia, como em offset e também de forma digital.

Em todo o processo de impressão, ela funciona da mesma forma dos outros métodos tradicionais (no que se refere ao uso das tintas), mas a diferença está justamente no tipo de secagem que é usada.

As máquinas UV possuem uma espécie de túnel que faz a emissão de uma alta quantidade de radiação UV. Essa radiação permite que em questão de poucos segundos já tenhamos o resultado final com a secagem completa das tintas.

Mais vantagens durante o processo de impressão

Com a Impressão UV, podemos notar pelo menos duas diferenças importantes em relação aos processos tradicionais que podem fazer a diferença no cálculo do Custo x Benefício no fim do processo.

Uma das vantagens é que pode ser realizada a impressão de todas as tintas para que seja feita apenas uma única secagem no fim do processo, enquanto que no modelo tradicional é preciso ter um processo de secagem intermediária antes. Outra boa vantagem é que com a Impressão UV é possível trabalhar com telas fechadas de poliéster para ganhar ainda mais qualidade nas impressões.

Diferenças entre a Impressão UV e a Impressão Tradicional

Ecologicamente correta. Essa é a principal característica da Impressão UV, e que diferencia da impressão tradicional. Isso acontece porque não é necessário o uso de solventes, que até então são utilizados para fazer a transferência de tinta para o substrato.

Na impressão tradicional, era necessário aguardar que o solvente evaporasse para ficar no substrato somente a tinta sólida, que forma a impressão. Os solventes são compostos por substâncias químicas que agridem o meio ambiente sempre que ocorre esse processo de evaporação.

Principais características da Impressão UV

Impressão UV em madeira
Modelo de impressão UV em madeira

Ecológico

Esse modelo de impressão é o mais ecológico justamente por evitar o uso de qualquer tipo de material que cause danos ao meio ambiente. É um modelo de tecnologia limpa que também não gera desperdício e impactos para quem manuseia.

Impressão de Alta Qualidade

O uso de tintas especiais e o modelo de secagem ultra-rápida traz um nível altíssimo de qualidade para as impressões UV. Brilho diferenciado, precisão no detalhamento e no acabamento são pontos essenciais para conseguir o resultado esperado no final de cada trabalho de impressão.

Durabilidade

O tipo de material a ser utilizado para impressão vai depender de cada projeto ou de cada resultado que quer alcançar, mas a Impressão UV dá a liberdade de escolher diversos materiais rígidos (confira um vídeo da impressão em MDF) ou flexíveis, como por exemplo: metal, vidro, madeira, papelão, entre vários outros.

Produtividade

A secagem ultra-rápida também representa uma entrega mais rápida das demandas. Graças a essa característica importante da Impressão UV, o nível de produtividade da equipe no processo é muito maior do que nas formas tradicionais de impressão.

E então, agora que sabe mais sobre o modelo de Impressão UV e como ele é benéfico tanto para o meio ambiente como para a qualidade dos produtos, entre em contato ou nos faça uma visita para pedir o seu orçamento. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: